Um Toque África Brasil - Resgate e valorização da cultura afro na Baixada Fluminense

O Centro Cultural Donana apresenta o projeto Um toque África Brasil, mantendo seu compromisso de fomentar atividades culturais na região da Baixada Fluminense.

O projeto, que já foi realizado com sucesso no início dos anos 1990, tem o intuito de divulgar a cultura afro da Baixada Fluminense. Visa também incentivar e divulgar os trabalhos de agentes culturais atuantes na região e auxiliar na implementação do ensino de história e cultura africana.

Os anos 80 e 90 serão revistos através da exposição Reggae nas Cores da Baixada, onde o público irá acompanhar a efervescência artística da região na época. Serão apresentadas fotografias, reportagens, cartazes, instrumentos musicais, cenários etc. Serão exibidos vídeos com shows das bandas de reggae da primeira edição do projeto. A exposição estará disponível para visitação do dia 8 de novembro até 18 de dezembro.

Diversas atividades serão realizadas dentro do projeto, entre debates, palestras, oficinas, pocket shows e exibição de filmes, oferecendo referências históricas e atuais para incentivar a formação de novos agentes culturais.

Figuras importantes de diversas áreas serão convidadas a realizar atividades, como os músicos Marcelo Yuka (KMD5,O Rappa), Lauro Farias (KMD5,O Rappa), Dida Nascimento (KMD5, Negril), integrantes do Cidade Negra, Gui (Cabeça de Nego, Monobloco), Cosme (Negril, Afro Reggae), Teco Rastafari (Afro Reggae), produtores artísticos como Nelson Meireles (Cidade Negra, O Rappa), o diretor de cinema Cacau Amaral (filme “Cinco vezes favela”). Teremos a contribuição também de instituições que desenvolvem trabalhos ligados a cultura afro-brasileira, como a Associação Capoeira Palmares, Afoxé Raízes Africanas e Filhos da Terra.

Um toque África Brasil será executado no Centro Cultural Donana, entre os meses de novembro e dezembro. Além de receber o público em geral e a comunidade local, também serão realizadas visitas de estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

0 comentários: