Cineclube Donana: Circuito Plano B

Com entrada gratuita e com muita pipoca, no mês de abril o Cineclube Donana participou como um dos pontos de exibição do Circuito Nacional de Cineclubes do documentário PLANO B. O Cineclube Donana foi o único ponto de exibição do Rio de Janeiro, a exibição foi no dia 27/04, semana de aniversário de Brasília (no dia 21 de abril comemorou 54 anos). Nesse dia o Donana recebeu um público com a faixa etária bem variada, como as crianças que moram ao redor do Donana (as nossas fiéis frequentadoras do Cineclube desde sua abertura em 2009), as crianças e adolescentes do projeto Os Onze Brinca-bem Futebol e adultos. Antes da exibição do Plano B exibimos curtas de eco-animação. 
 





“Plano B”, dirigido por Getsemane Silva e co-dirigido por Santiago Dellape, com produção da Olho de Gato Filmes e Machado Filmes.

Sinopse: Em 1967, o filme curta-metragem “Brasília – Contradições de uma Cidade Nova” decide revelar os subúrbios pobres de Brasília e termina proibido pelos próprios patrocinadores. Para proteger a cópia, Joaquim Pedro de Andrade, diretor do curta, decide escondê-la logo após uma projeção surpresa. Passados 40 anos de esquecimento, o filme é restaurado e se mostra incrivelmente atual. Em 2012, outra equipe de cinema procura as pistas da produção, da censura e do desaparecimento da cópia para entender porque a vanguarda modernista não chegou aos subúrbios da cidade e descobrir qual foi o futuro das pessoas que estavam no filme proibido.

O documentário longa-metragem PLANO B resgata este importante episódio do cinema brasileiro, com um olhar crítico sobre o passado e o presente das nossas urbanidades.

0 comentários: